terça-feira, 7 de abril de 2009

Dissecando os Sonhos, Segundo Platão

(Pintura Pierre-Cécile Puvis de Chavannes: O Sonho, 1883)

Queridos sociopatas que acompanham essa pocilga digital que eu chamo de Blog, sei que estivemos ausentes durante um período relativamente grande, mas estava sem tempo para passar os meus sábios conhecimentos em estado alcoólico elevado, e hoje irei filosofar um pouco mais afundo com vocês.

Portanto, se sua massa encefálica for limitada e se seu QI for igual ao de um babuíno, por favor, pare por aqui, e vá ler tirinhas.

Senhoras e senhores, todos vocês já sonharam correto? Com coisas relativamente boas e outras ruins. Isso é fato. Até os Bêbados sonham, porém, na maioria das vezes com coisas desconexas e exóticas.

Afinal, o que seria os sonhos para vocês? Seguindo vários ramos dessa explicação, teremos significados que envolvem religiões, ciências e culturas distintas. Até fatos como o de Paul McCartney sonhar com uma melodia, acordar, ir para o piano e compor “Yesterday”, Inexplicável eu diria. É a canção mais regravada por outros artistas em todos os tempos.

E por que eu não tive a Sorte de sonhar com ela antes?

Mas como eu disse, hoje não é um post comum. Não vim explicar para vocês o que realmente é o sonho. Nem mesmo Freud conseguiu definir com exatidão o que realmente acontece nas merdas de nossas cabeças nesse momento único, e eu não seria idiota a ponto de bater de frente com o dito cujo.

Aonde eu realmente quero chegar é nesse ponto: O sonho controlado.

(Possibilidades Ilimitadas, Lugares Ilimitados)

O sonho controlado (vívido) é uma habilidade aprendida e ocorre quando você está sonhando. Você percebe que está sonhando e é capaz de controlar o que acontece no sonho, tudo enquanto ainda está dormindo. Até ai, sem problemas.

Agora imagine esse mundo só seu, onde você pode fazer o que bem entender, sem que o "limite da realidade" possa te atrapalhar. Você literalmente ditará todas as regras to mundo, se você quer voar, vai lá camarada, você pode. Física e Newton que se fodam, em seus sonhos quem manda é você.

Confesso que em alguns sonhos, tive certos momentos de controle, nunca total, e geralmente quando começo a tê-los acabo acordando, talvez por falta de algum tipo de aprimoramento na maldita técnica propriamente dita, mas há relatos de pessoas que conseguem isso por um grande tempo durante o sono.

Vários estudos recentes estão sendo feitos nessa área, mas um em especial me chamou a atenção, o Doutor Stephen LaBerge da Universidade de Stanford, que criou técnicas como o MILD (Indução Mnemônica dos Sonhos Vívidos), uma das mais aceitas até hoje para o controle dos sonhos. E agora o nosso querido doutor está fazendo pesquisas usando estímulos externos para induzir sonhos vívidos.

(Tudo ao seu alcance, basta dormir!)

Agora que vem o X da Questão. Vivemos em um mundo medíocre, com pessoas desprezíveis. Achar um filho da puta nesse mundo é muito mais fácil do que achar alguém que você realmente queira ter ao seu lado, correto? Seres humanos são assim em sua essência.

Mas, senhoras e senhoras, se vocês realmente possuíssem o poder de controlar os seus sonhos livremente, por estímulos externos, e pudessem fazer o que quisessem, como:

Passar bons momentos com pessoas, conhecer ídolos inatingíveis, socar a cara do corno que você odeia, praticar o coito com aquela gostosa Porn Star que você nunca comeria em condições reais, poder ignorar qualquer regra e lei da Física e acima de tudo, a cada sonho diferente, criar uma realidade alternativa a anterior, vivendo em vários universos paralelos a essa realidade escrota de hoje.

Sei que parece ser uma viagem do caralho, mas mesmo que sejam "apenas" sonhos em sua cabeça, não é algo tentador? Sandman perderia o emprego como um dos perpétuos.

(É Morfeus, se Fudeu!)

Respondam-me com sinceridade, vocês gostariam de acordar e voltar para a nossa realidade se tivessem tal habilidade?

Raramente, quando tenho tempo de sobra para ficar em minha cama e acordo de um sonho agradável, tento incansavelmente adormecer novamente para continuar o sonho de onde parei. Sei que parece idiotice, mas foda-se, não ligo para a opinião de vocês.

Alguém já fez isso? Eu já. E se eu pudesse controlar meus sonhos, e construir um mundo a minha imagem e semelhança, tenho minhas dúvidas de qual eu iria preferir passar a maior parte dos meus dias.

Opinem, sejam inteligentes e me digam se o mundo utópico dos sonhos seria algo realmente interessante, ou se estou falando um monte de merda e não há o que comparar, afinal a realidade é o que realmente importa.

Para aqueles que acharem que estou ficando louco, desejo que sejam violentados por uma cabra em seus sonhos e que acordem excitados e desconcertados por isso.

Morram...

Grato, Platão.

fonte: HowStuffWorks

19 comentários:

Diana disse...

Seria muito foda, mas muito louco tbm, já consegui controlar por pouco tempo um sonho e outro, e apesar de reclamar muito dessa nossa sociedade que fez esse mundo virar a merda em que vivemos, não ficaria de vez no sonho, as vezes acho que vivemos de contestação, se não tiver algo que nos desagrade vamos nos ocupar de que? Não acredito que estejamos prontos para viver a felicidade plena (ok darei uma viajada) a vida real tem sorte e revés, não acho que trocaria, se tivesse chance, por uma imaginária só de sorte, não teria habilidade para mantê-la assim perfeitinha. Até porque uma mente cheia de conflitos não seria capaz de criar o seu mundo perfeito. Não vejo o bem e o mal (Deus e capeta, luz e escuridão, ah que seja) somente como forças externas, para mim eles nos habitam, então por mais que conseguíssemos um mundinho ao nosso gosto, viveriamos felizes por talvez dois dias, e aí criariamos todo um caos próprio.
Bom é isso aí, sou uma confusa assumida, espero ter conseguido passar boa parte do que penso a respeito, comigo muita coisa se perde entre o pensar e o escrever. rs

Filósofo Platão disse...

Querida Diana...

Mas essa é justamente a parte legal do controle dos sonhos.

Não fiz referência para que todos vivêssemos em mundos perfeitos dentro dos nossos sonhos, mas sim, que poderíamos contornar tudo o que quiséssemos.

Poderíamos causar um caos dentro dele, e viver a emoção de resolve-lo, dos modos mais inimagináveis possíveis.

Não penso em viver o resto de minha vida dentro dos sonhos, mas com certeza, me daria o luxo de passar alguns finais de semana fugindo desse "mundo real".

Grato pela Leitura...

Platão.

Rafael Abreu disse...

Saca... nós vivemos numa grande ilusão.... sabe qdo tu entra num cinema e ai tu entra dentro da historia... e nakelas duas horas vc tah tao dentro do filme q jah nem se lembra mais do mundo lah fora? Ou entaum qdo tu tah jogando GTA e pra vc matar e roubar eh algo comum? Entaum.... a nossa vida aki tbm eh assim.... nada do q vc vê ou sente eh real... vc soh naum pode duvidar de vc.. pq vc pensa, logo existe... o mundo eh como um filme... e qdo tu morrer o cinema acabou, acende-se as luzes e tu volta a sua real consciencia... e ai tu lembra dos outros filmes (vidas) q jah viveu... acredite... tudo oq vc imaginar acontece aki na terra.. tudo!!! Naum existem leis da fisica... nem porra nenhuma... se tu acreditar q pode voar, mas acreditar de verdade vc consegue... foi por isso q jesus andou sobre as aguas e fez varias coisas... pq ele percebeu q isso eh soh uma ilusao... eh meio matrix isso, eu sei... mas eh a real... e ele disse isso varias vzs: se tiver fe do tamanho de um grao de mostarda diras pra akela montanha, mova-se e ela movera se.... ou entaum qdo disse pra pedro andar sobre as aguas tbm.. ele disse q pedro deveria ter feh pra conseguir...e pedro andou... mas no momento q ele ficou com medo.. ele afundou... se fosse um milagre de jesus.. naum dependeria da feh de pedro naum acha? Entaum kem era o responsavel por andar pelas aguas? pedro... pq ele viu jesus e acreditou q tbm conseguia.... faz o seguinte... pense nisso e tente atravessar agora essa parede do seu quarto.. mas vah com fé... se jogue contra ela... sem por a mao na frente pra se proteger do impacto.. pq se fizer isso eh pq naum acredita mesmo.. e ai naum vai conseguir... tente e depois tu me fala! Se quiser ler um livro sobre o tema leia: Ilusão As aventuras de um messias indeciso....

Unknown disse...

eu vejo fortes tendencias homossexuais nessa postagem...

acho que vc anda lendo muita revistinha de "decifrando os sonhos"

ou então tá mexendo com tóxico...

me manda a receita desse trem que vc tomou que eu quero ver de dá onda mesmo...

Anônimo disse...

Eu acharia um maximo viver num mundo de sonhos...poder socar a cara do meu chefe...melhor eu não teria chefe e seria a Rainha do mundo...kkkkkkk (E meu chefe hoje teria que lamber o chão pro onde eu passar)
Bom, no sonho tudo é possivel...
Todos nós humanos, quando sonhamos um sonho legal e infelizmente acordamos, seempre tentamos voltar para aquele sonho...e mentira de quem disser que não faz isso.

eh quem tem tendencias homossexuais é vc Járdel...seu boiola....

bjos♥

Unknown disse...

boiola não, seu furicó que é torto!

Unknown disse...

Caro Platão, essa habilidade realmente existe, eu já li sobre ela.. e algumas(poucas) vezes tenho controle sobre meus sonhos também.. mas como vc disse, quando estou perto do controle total acordo;normalmente de ponta cabeça na cama ou qse caindo; mas com o tempo, passei a controlar isso com mais tempo. Dificilmente lembro dos meus sonhos por estar em estado de embriaguez a maioria das vezes em que tenho tempo para deitar minha massa cefálica no travesseiro..

Ligynha disse...

Eu acho q essa de controlar os sonhos é o mesmo q sonhar acordado né não?

Podemos sonhar acordados, basta soltar a imaginão.
Simples, e muito porveitoso. Vc relaxa q é uma beleza!

Anônimo disse...

Cara, já acordei, dormi novamente e voltei pro mesmo sonho de antes de acordar.

Mas voltei pro final dele (eu e uma galera estávamos investigando um assassinato). Quando voltei tava todo mundo comemorando a captura do assassino... tô até hoje sem saber quem era :S

Até nos meus próprios sonhos eu me fodo haeaeaiuehaieaiuahiueahiua.

Anônimo disse...

Vai se fuderrrrr Járdelllll

corno fudido....

bjos ♥

LISABELLE disse...

EU JA MEIO Q CONTROLEI.. PENA FOI ACORDAR!! EH MUIT DIFICIL PQ VC JA SABE Q EH UM SONHO..

TEXTO OTIMO..

Unknown disse...

vem comigo e o platão tambem, vamos fazer essa fudeção que vc tanto sonha...

Daniel de Araujo disse...

Na nossa vida temos mesmo q aprender a sonhar acordados...

Bom feriadão parceiro ;)

AbraSSão

Diana disse...

Platão...
é até que um finalzim de semana num mundo só nosso não faria mal!

Curti um monte o blog! num saio mais... xD

Abs

Taynar disse...

Vamos lá...
Engraçado que esse post casou com o meu, de uma forma parecida.
Eu ando tendo alguns bons sonhos, mas acordar desses sonhos sempre é, perpetuamente, escroto, porque eu acordo sempre querendo o sonho. Mas o sonho é isso, uma projeção mental de alguma coisa que se quer, em certos níveis. Pq, como tu mesmo disseste, ninguém sabe o que é e pq é. Pelo menos não no sentido pleno da coisa.
Então, o sonho é um sonho.
Se eu gostaria de nunca acordar dele?
Tu gostarias de viver num 'Matrix' pra sempre?
Eu não.
A realidade é uma merda, muitas horas, eu sei, eu vivo nela. Mas não trocaria por nada.
Os sonhos, pra mim, são o momento em que a minha consciência pode vagar por onde quiser, que eu não poderei impedir, mas também é o momento em que ela pode descansar da realidade.
Eu quero sonhar sempre, mas viver me interessa mais ainda.
Beijos

Letícia disse...

nossa muito legal esse post
adorei!!
as vezes eu acho que eu também consigo manipular o meu sonho
mas são raros momentos e é muito rápido
as vezes dentro do sonho acontece alguma coisa e eu começo a pensar e o que eu penso acontece
é muito louco!!!
cara seria muito foda se pudessemos mesmo fazer com que tudo que queremos acontecesse nos sonhos
assim eu nunca mais ia querer acordar!!!!

Kauã disse...

Cara achei legal d+ seu blog, muito inteligente e engraçado, ta nus favoritos jah... e vc n é o unico q jah tentou voltar para seus sonhos aushauhsuahs qm nunk fez issu?

Helena disse...

Isso já conteceu varias vezes comigo,esta semana sonhei com minha filha,um sonho horrivel por sinal e acordei com uma sensacao ruim,entao decidi dormir de novo e continuar o sonho e tentar mudar a historia, realmente voltei pro sonho com minha filha denovo e nao sei como consegui mudei a historia, só nao lembro do final pq acordei total.
Outro exemplo : durante varios anos eu sonhei que era perseguida por um touro bravo e eu tinha muito medo e corria pra tentar me esconder, fugir dele, já nao aguentava mais esse sonho ,tava me incomodando, entao decidi q quando eu estivesso no sonho eu iria parar de sonhar isso.
Certo dia durante este sonho eu falei (lembro muito bem) PARA DE SONHAR COM ISSO! me dei um auto comando e parei de sonhar, nao tive mais este sonho por muitos anos.
Passei a ter de novo mas depois de analizar muto bem ,descobri a o motivo e o q significava,agora nao me incomoda mais,raramente sonho com isso.
Por isso acho q podemos sim controlar nossos sonhos usando nosso subconciente.

Gisele disse...

Eu vou tentar controlar na próxima vez que dormir. Tantei outras vezes mas não obtive muito sucesso.

Ó Grande Filosofo, tenho uma pergunta: As vezes eu sonho e esse sonho acontece no dia seguinte ou alguns dias depois. Como isso se explica?