sexta-feira, 4 de julho de 2008

Dissecando os 10 Mandamentos


Venho escrever a vocês hoje, caros leitores, sobre algo que me assombra e me incomoda a algum tempo (se discordares de mim, ou achar ofensivo o que escrevo, foda-se, não ligo para sua opinião), falarei hoje sobre os 10 mandamentos.

Começaremos pelo inicio, porque 10?

Não há necessidade de 10, caro leitor. Eu acho que essa lista foi artificialmente “inflada”. Porque vocês me perguntam? Bem, a meu ver, a cerca de 5 mil anos um grupo de canalhas Político-religiosos de reuniram para tramar uma maneira de controlar as pessoas e pô-las nas linha.

Eles sabiam que o povo era basicamente estúpido e acreditavam em qualquer coisa que lhes fossem dito. Então anunciaram que Deus os tinha dado alguns mandamentos no alto da montanha, quando não havia mais ninguém por perto, Deus havia confiado a aqueles “honrados” senhores os seus 10 ensinamentos divinos.

Mas a dúvida em minha mente ainda persiste, quando estavam tramando essa merda, porque 10? Qual a razão mística atrás desse número? Porque não 9, ou 11? Mas eu vou desvendar esse mistério a vocês: Porque 10 soa mais “oficial”, 10 parece importante! Eles sabiam que se fossem 11, o povo não levaria a sério.

Canalha Político-religioso: serão 11 mandamentos caros ignorantes acéfalos
Povo ignorante: 11 Mandamentos? Que? Vá se Foder!

Mas 10 sim, caro leitor, 10 é importante! 10 é a base do sistema decimal, é uma década, é um número que satisfaz psicologicamente. “Os 10 melhores”, “Os 10 mais procurados”, “ As 10 mais bem vestidas”. Então, ter 10 mandamentos foi na verdade uma decisão de “marketing”. A meu ver, não passa de um documento político aumentado artificialmente para inflar as vendas, ou adeptos nesse caso.

Vou mostrar a vocês como reduzir o número de mandamentos e obter uma lista um pouco mais prática e lógica.

Iniciaremos com 3, usando a versão católica que peguei de exemplo para esse post. “Eu sou o senhor, seu Deus, não terás outro Deus senão a mim”, “Não tomarás meu santo nome em vão” e “Manterás sagrado o dia de sábado (ou um dia de descanso)”. Esses 3 primeiros, apenas besteira. Dia de descanso? Santo Nome? Outro Deus? Linguagem medonha, inventada para assustar gente primitiva, de modo algum tais absurdos supersticiosos podem se aplicar a vida de seres inteligentes do século XXI.

Cortam-se 3, RESTAM 7 agora.

Próximo: “Honrarás seu pai e sua mãe”, quer dizer, obediência, respeito a autoridade, em poucas palavras, mais um nome para controle. Mas na verdade, a Obediência não deve ser automática, e sim adquirida, baseada no comportamento dos pais. Alguns pais merecem(os meus, MUITO), a maioria não, ponto final.

Agora TEMOS 6. E por interesse da lógica, algo que incomoda bastante a religião temos os seguintes: “Não roubarás” e “Não darás falso testemunho”. Roubar e mentir! Bem, essas duas coisas proíbem um mesmo tipo de comportamento: DESONESTIDADE. Então para que duas? Vamos uni-las. “Não serás desonesto”.

E de repente, SOBRAM 5. E já que estamos combinando, tenho outras duas que também se associam: “Não cometerás Adultério” e “Não cobiçarás a mulher do Próximo”. De novo, eles proíbem você da mesma atitude, nesse caso, a infidelidade conjugal! A diferença é que a cobiça está na mente, e não acho que seja contra a lei fantasiar com a mulher do outro. Afinal, em quem o cara vai pensar quando estiver “encerando a sua cenoura?” Mas, a fidelidade conjugal é uma boa idéia, então a manteremos e diremos assim: “Não será Infiel”

Eis que FICAM 4. Mas pensando bem, fidelidade e honestidade são abrangidas pelos mesmos valores, assim podemos combinar os dois mandamentos e dar-lhes uma linguagem mais simplificada, linguagem positiva ao invés de negativa, eis que nasce: “Serás sempre Honesto e Fiel”

RESTAM 3 amigos leitores, só mais um pouco. “Não Cobiçarás as coisas alheias”. Essa é em sua natureza, completamente estúpida. Cobiçar coisas alheias é o que faz a girar a economia. Exemplo: Seu vizinho tem um vibrador muito melhor que o seu caro leitor, claro que você vai querer ter um tão forte e robusto quanto o dele. A cobiça cria empregos, então deixemos ela de lado!

Deixemos a cobiça, e sobraram APENAS 2. O Grande mandamento da Honestidade e Fidelidade e aquele do qual ainda não falamos: “Não Matarás”. Assassinato, o quinto mandamento. Mas se você pensar bem, a religião nunca teve um grande problema com a matança, mais pessoas já foram mortas em nome de Deus do que qualquer outra razão. É só dar uma olhada na Irlanda do Norte, na Caxemira, a Inquisição, as Cruzadas e o World Trade Center e percebemos o quanto os religiosos levam a sério essa de “Não Matarás”.

Quanto mais fé eles têm, mais eles vêem matar como algo negociável. Depende de quem está matando e de quem está morrendo. Assim, considerando tudo isso, eu vos deixo com a minha lista revisada de mandamentos:

“Serás sempre Honesto e Fiel”

“Tentarás Arduamente não Matar ninguém”

A não ser, é claro, que eles orem por um “Homem-Invisível” diferente do seu!

Você só precisa de 2 mandamentos, Moisés poderia ter descido com os 2 na merda do bolso, e um terceiro quer talvez fosse o mais importante de todos:

“GUARDARÁS TUA RELIGIÃO PARA TI MESMO”

Esses são os pensamentos desse filósofo com insônia que voz escreve. Grato pela leitura!

PS: Como solicitado, venho informar que a base desse texto foi uma apresentação de George Carlin, mas como a pessoa postou como anônimo, não posso me dirigir a ela alegando que se ela tivesse lido os outros posts blog, teria notado o texto falando da morte de Carlin, na qual fazia uma referência sobre esse post que eu faria!

Mas mesmo assim, grato a leitura de todos, e antes de criticarem, procurem ter conhecimento para o mesmo!


Um comentário:

Anônimo disse...

Assumo a culpa...
Mas ele até fez a comunhão...
Bem que tentei...
Mas devo admitir que nem sequer os dez mandamentos eu sabia...
Vc é demais...
Bjs
Mãe do Platão